Serão discutidos temas importantes que nos geram dificuldades de lidar com os mesmos e nos comprometem no dia-a-dia de nossas vidas é uma maneira eficaz de poder se “olhar” através dos outros bem como poder “olhar” os outros em relação à maneira como lidam com as suas questões e ter “insights”a respeito das questões inconscientes e conscientes que geram alguns sintomas desagradáveis.
O trabalho em grupo, realizado entre pessoas com características semelhantes, faz com que naturalmente surjam temas importantes para discussão. O coordenador de grupo, um psicanalista ou terapeuta preparado para a função, com a sua escuta, tem a competência para gerar questões que colocarão os envolvidos em posição de buscar novos significados para as suas angústias.Esses novos significados facilitam o entendimento das questões e como estão inseridas no contexto das suas vidas, seu inconsciente, seus medos, angústias, repetições familiares, comportamentos inadequados e muito mais…e favorecem novas posturas frente ao problema em questão.
O objetivo desses grupos é criar condições para que cada participante melhore suas condições “no lidar” com suas questões e seus sintomas (melhora da qualidade de vida). Não podemos garantir que haja uma cura, apesar de termos vivido muitos casos no “setting analítico” cuja cura foi uma realidade.
Os temas para discussão são divididos em tres tipos:
Aprendizagem, terapêutico e Social
Os grupos de aprendizagem correspondem à reflexão sobre teorias e técnicas da psicanálise ou de outros temas a serem definidos
Os grupos terapêuticos serão formados por pessoas que tenham necessidades de entender as doenças do corpo como doenças de pele, cancer, hiv, transtornos obsessivos compulsivos, diabetes, sexualidade etc.
Os grupos sociais referem-se a temas que nos envolvem no ambiente social como casamentos, namoros, sexualidade, terceira idade, relacionamentos em grupo, etc
Como participar:
Mande email para contato@escutapsicanalitica.com.br
Inicialmente as reuniões serão realizadas em Moema e para participação haverá uma entrevista individual.
Para alguns casos poderão ser sugeridos uma análise individual.