Bem-vindo ao projeto “Resiliência no Vestibular 2024″, uma iniciativa que aconteceu após a nossa percepção de como os alunos são afetados pelos aspectos emocionais, nessa fase de vida. Utilizamos a psicanálise de grupos como ” ferramenta” para o preparo emocional e acadêmico para o vestibular. Nosso projeto visa oferecer um suporte abrangente e holístico aos adolescentes durante essa fase desafiadora, capacitando-os não apenas academicamente, mas também emocionalmente para enfrentar os desafios do vestibular.
Desenvolvimento da Resiliência
Utilizamos abordagens psicanalíticas para fortalecer a resiliência dos participantes, capacitando-os a lidar com pressões, ansiedades e desafios típicos do período pré-vestibular e que nossa experiência demonstrou que, muitas vezes, são mais decisivos na reprovação que os conhecimentos acadêmicos
Vejam alguns exemplos de situações de ordem emocional que podem comprometer os objetivos
Você já viu aquele jogador de futebol muito habilidoso, contratado por muitos milhões e na hora de cobrar uma penalidade máxima chuta a bola para fora. O que é isso incompetência ou foi comprometido pelo seu estado emocional? Certamente seu estado emocional, a pressão dos torcedores, técnico, empresários resultou nisso! E no vestibular como controlamos essa pressão?
Sabe aquelas reportagens que saem no dia do vestibular sobre alunos que esqueceram o documento de identificação em casa e perderam a prova? Pois bem, além de isso ser consequência do estresse também é um sintoma resultante de uma angústia instalada no aluno. Nas nossas reuniões em grupo teremos a oportunidade de tratar de vários temas que amenizam a angústia e o estresse.
Sabemos o quanto o tempo é um fator importante no vestibular e sentir-se sobrecarregado emocionalmente pode levar à má gestão do tempo durante uma prova extensa, resultando em respostas apressadas e potencial prejuízo para o desempenho global. Poder trocar experiências durante as reuniões de grupo ajudarão a administrar melhor o tempo, um dos fatores fundamentais da resiliência no vestibular 2024
O nervosismo durante uma prova de vestibular pode influenciar de forma decisiva no resultado da mesma impactando na capacidade de se concentrar, lembrar da matéria e resolver as questões de forma adequada. Poder trocar idéias e sentimentos nas reuniões vão ajudar a ressignificar essas questões e administrá-las de forma mais tranquila.